quinta-feira, 4 de março de 2010

(Quarta Parte)



WINDS OF CHANGE
Azuion
- O original continua,... por umas centenas de páginas, a desenvolver estas ideias. É uma longa dissertação. Mas mudou o nosso mundo.
Ruff
- na nossa net, nas redes sociais, formaram-se os grupos de cidadãos consumidores, que cresceram, cresceram. As tantas já não podiam ser ignorados. As maiorias nos grupos sociais de consumidores começaram a ter cada vez mais força, e as maiorias queriam implementar as regras do projecto Care.
Clovin
- o poderes económicos e políticos instituídos tentaram suster a mudança. Mas logo perceberam que o esforço era em vão. Teriam de se adaptar as novas regras se queriam sobreviver. Os Hurse unidos tinham tomado conta do seu mundo, resgatando-o das mãos dos ego poderosos que só o tinham sido até ai porque tinham sabido dividir para reinar.
Steler
- tudo mudou a partir dai. Os partidos tradicionais desvaneceram-se. Os programas bi anuais de governo passaram a ser elaborados por cidadãos voluntários. Vários programas se apresentam para serem discutidos e sufragados. Depois de escolhido o programa de governo, apresentam-se equipas de governação, muitas delas multi partidárias. Apresentam-se como as mais aptas a executar o programa escolhido. Depois das Grandes discussões irem a sufrágio, escolhemos os homens que as vão executar. Passamos a eleger assim os nossos governantes de três em três anos.
Ruff
- um dos cidadãos apresentou a ideia que acabou com o desemprego. Em situações de recurso, em vez de subsistidos de desemprego ou pensões de sobrevivência, os Hurse passaram a receber vencimentos de recurso trabalhando 4 horas como funcionários municipais. Os municípios levavam continuamente a cabo serviços de manutenção regulares. Havia sempre algo a reparar, a tratar, a ajardinar, a cuidar. Isso levou a uma revolução na política escolar. Juntamente com a introdução dos manuais em formato de video jogos, veio também uma revolução na formação pratica dada desde cedo a cada criança. Nas escolas, o objectivo ultimo da educação era o despertar da razão e da consciência, do livre pensar, e o abrir da porta no caminho para a iluminação. Meio dia era teórico, meio dia era pratico. No meio dia pratico aprendiam-se os rudimentos dos serviços manuais de manutenção e bricolage. Electricidade, canalização, jardinagem, carpintaria, ... cada jovem no fim da sua carreira no secundário, se for preciso numa altura de desemprego durante a sua vida adulta, está a apto para iniciar como ajudante em alguns dos vários trabalhos de manutenção dos municípios. Esse jovem vai empregar-se no sector privado, pois no sector privado ganha melhor. Em crises, em situações de desemprego, não temos subsidio de desemprego. Temos os part times de recurso, os trabalhos de manutenção dos municípios que garantem a sobrevivência mínima das mínimas digna a qualquer Hurse.
Azuion
- Porque Zion apresentava sinais de graves alterações climáticas, e porque o projecto Care visava fortemente re equilibrar o planeta, também naquele momento abraçamos uma revolução energética. Começamos a converter os motores dos carros para electricidade. Cada família produzia a sua energia para casa e para os seus veículos. Passou a haver painéis foto voltaicos em todos os telhados e jardins. Tivemos de olhar de frente para o que tínhamos de fazer. Foi o passo para aquilo que vocês na Terra chamam as energias da terceira vaga.

SONGS OF FREEDOM
Cat
- há que falar também na visão religiosa de Vicente. Ela foi um elemento essencial naqueles tempos de mudança. Vocês tem um texto Chamado Songs of freedom que refere aproximadamente os aspectos da visão religiosa de Vicente.
Ruff
- sim, teve grande importância. Tomando como exemplo o vosso texto do génesis, antes de Vicente nós víamos as coisas como se o sétimo dia já tivesse acontecido. Depois de Vicente passamos a ver as coisas como se o sexto dia estivesse a decorrer. O sétimo dia ainda não tinha chegado. Tinha de ser conquistado por nós. O sétimo dia é que era céu, era o mundo de Deus concluído, era a nossa “Terra prometida”. Com o sexto dia a decorrer Deus já não podia fazer nada pelos Hurse. Concluir o sexto dia era de nossa escolha e responsabilidade. A partir do momento em que despertávamos a nossa consciência e o nosso livre pensar Deus já não nos podia obrigar a sermos a sua imagem e semelhança. Nós seriamos, se realmente o quiséssemos, e lutássemos por isso. Era nossa a escolha de querermos ser livres.
Steler
- o nosso mundo era de uma maneira, era como o vosso é agora. Depois tudo mudou. Um outro paradigma existencial foi escolhido por nós em termos globais. Decidimos que queríamos caminhar em conjunto para ali. Com o projecto de desenvolvimento todos ficavam a ganhar, e assim fizemos a transformação.
Azuion
- A revolução energética deu realmente o salto para a terceira vaga. O grau um de necessidades foi conquistado para todos os Hurse. Conseguimos construir um andróide para nos ajudar. Um andróide que executava qualquer tarefa até grau 4 de dificuldade.
Cat
- resolvemos o problema material. Deixou de haver sofrimento por falta de dignidade ao nível do grau 1 de necessidades. Mudamos o nosso mundo naqueles anos.
Clovin
- formou se a coligação dos países com armamento nuclear. Criou-se na nossa Organização dos Estados (que é similar a vossa organização das Nações Unidas) a Carta dos Estados. Estes eram tratados segundo 3 diferentes patamares. As democracias laicas consolidadas, os Estados religiosos e os Regimes ditatoriais, passaram a ser tratados com normas diferentes. A coligação Nuclear Mundial, juntamente com a Organização dos Exércitos Unidos tinha como papel principal, assegurar a inviolabilidade das fronteiras de todas as democracias laicas consolidadas.
Azuion
- a declaração universal também foi muito importante.
“ Os Hurse nascem tutelados. Desde a sua mais terna idade todos tem direito ao nível 1 de necessidades garantido. Cuidados de forma digna tornam-se crianças onde desperta sensibilidade e inteligência. Desenvolvendo-se de forma salutar encontram mais tarde ou mais cedo o pensar próprio. Encontrados com sua razão e consciência, levando em conta a voz do seu coração, tornam-se Hurse adultos. Emancipam-se da tutela e tornam-se livres. “

Sem comentários:

Enviar um comentário